Composta por Samuel Barber, "Adagio for Strings" se tornou uma das mais famosas músicas eruditas já conhecidas. Décadas depois, o Dj Tiësto popularizou novamente está canção, além de divulgar a música clássica ao cenário elêtronico internacional. O remix de "Adagio for Strings" tornou-se um dos seus maiores hits.
Mas quem foi Samuel Barber e quem é Tiësto?
Samuel Osborne Barber (Westchester, 9 de Março de 1910 — Nova Iorque, 23 de Janeiro de 1981) foi um compositor norte americano de música erudita, melhor conhecido pela obra “Adagio for Strings”. Começou a compor com sete anos de idade, os seus estudos formais foram feitos no “Instituto de Música Curtis”, na Philadelphia. Aos 25 anos, tornou-se membro da Academia Americana em Roma.
Compôs um conhecido “Concerto para Violino” e a obra “Music for a Scene from Shelley”, Opus 7, esta última baseada num poema de Percy Bysshe Shelley. Sua ópera “Vanessa” (1957) , ganhou o prêmio Pulitzer.
Compôs um conhecido “Concerto para Violino” e a obra “Music for a Scene from Shelley”, Opus 7, esta última baseada num poema de Percy Bysshe Shelley. Sua ópera “Vanessa” (1957) , ganhou o prêmio Pulitzer.
Tiësto é o nome artístico do DJ, remixer e produtor musical holandês Tijs Michiel Verwest, nascido em 17 de janeiro de 1969.
Ele tornou-se um dos nomes mais famosos na cena mundial de trance e música eletronica, além de ser o primeiro DJ a apresentar-se para um grande público sem nenhum outro DJ ou outros actos de abertura. Também é notado por ser o primeiro DJ a tocar ao vivo no palco em Jogos Olímpicos (cerimónia de abertura das olimpíadas de 2004 em Atenas).
Ainda em 2004, lança o seu segundo álbum, "Just Be", de onde saíram grandes singles como: "Just Be", "Love Comes Again", "Traffic", "Nyana" e "Adagio for Strings". Em abril de 2006, foi nomeado o embaixador mundial para a fundação Dance4Life, combatendo a disseminação da Aids, para a qual gravou a faixa "Dance4life."
Além de receber inúmeros prémios pelo seu trabalho, Tiësto foi coroado como o "Melhor Dj do mundo" 3 vezes consecutivas pela DJ Magazine de 2002 / 2003 / 2004. Recebeu uma nomeação para um Grammy Award em 2008, por seu álbum Elements of Life. Em 2008 e 2009, foi eleito pelo International Dance Music Awards (IDMA) no Winter Music Conference, em Miami, como o melhor DJ do mundo.
Para admirar e se inspirar, as duas apresentações abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário